segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dicas Para Iniciar um Negócio

7 dicas para iniciar um negócio

  1. Confirme e solidifique a motivação -  Antes de abrir um negócio, a pessoa deve identificar em si própria as características do empreendedor: ser uma pessoa criativa, que busque riscos, que tenha capacidade de planejamento, que seja perseverante etc. Identificadas essas características, o empresário terá mais segurança e motivação para iniciar o negócio.
  2. Identifique oportunidades - É importante identificar oportunidades no mercado a partir das necessidades do consumidor com relação ao produto que se pretende produzir ou ao serviço que se pretende oferecer. Que necessidades do mercado não estão sendo devidamente atendidas?
  3. Busque informações sobre a atividade - Quanto mais conhecimento do ramo no qual se pretende trabalhar, melhor. Se possível visite feiras, faça estágio em empresas do segmento, converse com quem conhece a atividade.
  4. Conheça o mercado - Faça um amplo levantamento de dados sobre o produto, o público consumidor, os concorrente e os fornecedores.
  5. Defina o conceito do negócio - o conceito é fundamental no sucesso do empreendimento. Uma pessoa que queira abrir um restaurante tem que definir um conceito. O que ela vai vender? Comodidade, rapidez na preparação do alimento, bem-estar do ambiente? O produto principal, a comida, deverá estar "embalado" em várias características que diferenciarão e qualificarão o produto ou seja, em seu conceito.
  6. Faça um plano de negócio - Um plano de negócio é uma análise detalhada das variáveis que influenciam no sucesso ou no fracasso do negócio. É uma antecipação dos prováveis problemas inerentes ao negócio e suas possíveis soluções. Basicamente é um planejamento apurado sobre a estruturação e atuação da empresa, considerando todos os obstáculos que ela terá de superar.
  7. Prepare-se para gerir - É fundamental que o empresário iniciante entenda de gestão. Não são raras as histórias de bons cozinheiros ou bons marceneiros que tentam abrir restaurantes ou marcenarias apenas por serem bons em seus ofícios. Se eles não se prepararem tecnicamente para gerir, dificilmente suas empresas terão sucesso. Não basta entender do ramo, é preciso conhecimento administrativo para tocar uma empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário