quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Vendas Diretas - Dicas Importantes - parte 2

Relacionamentos

"Um bom vendedor sem ter pessoas para vender é como um computador desconectado da energia elétrica, jamais será possível aproveitar o seu potencial."

Para atingir sua meta é fundamental ter acesso a um número suficiente de pessoas que lhe permita atingir os ganhos que você mesmo estipulou. Todo vendedor que consegue resultados neste segmento tem facilidade em ampliar seu círculo de relacionamentos.

Não adianta só ser um bom vendedor, pois aqui, além de vender, é necessário formar sua própria rede de clientes.

Se você tem facilidade para conhecer novas pessoas está no caminho certo, mas o que normalmente se constata, na grande maioria das pessoas que trabalham com vendas domiciliares, é que elas acabam prisioneiras da sua limitada área de conhecidos, amigos e parentes.

Caso você ache que seu círculo de relacionamentos já é grande suficiente, isso é ótimo, porém mesmo assim não se concentre somente nesta rede de conhecidos, é necessário fazer novos relacionamentos e esta é uma das chaves de sucesso em vendas diretas.

Síndrome da Falta de Clientes (SFC)

Uma característica muito importante deste mercado é o que chamo a Síndrome da Falta de Clientes. Esta síndrome acontece quando pessoas sem treinamento em vendas diretas e sem saber que precisam continuamente expandir seus relacionamentos entram neste mercado contando que irão vender somente para as pessoas mais próximas, familiares, amigos, colegas... e vendem. Faturam nos dois ou três primeiros meses quantias até mesmo maiores que aquela que você se comprometeu a receber e então.... vender para quem? Esgota-se seu círculo de relacionamentos e eles não conseguem, por vários motivos, ampliar este círculo de maneira a garantir seu volume de vendas.

Este fato pode acabar com toda motivação inicial, frustar as expectativas de resultado e mesmo fazê-lo desistir; a não ser que seu objetivo seja somente vender para os conhecidos, fazer algum dinheiro e parar de vender. Agora, se seu sonho é maior ou precisa de uma renda extra para fechar seu orçamento prepare-se para ter que ampliar seu círculo de possíveis clientes. Aqui é necessário profissionalismo.

"Para ser profissional neste ramo é necessário ultrapassar os limites da timidez, definir quem pode ser seus clientes e ir á luta. Sem medos, receios e de preferência com muito bom humor."

Falar em profissionalismo em vendas diretas pode ser esquisito, a maioria dos revendedores considera seu trabalho somente um bico e muitas vezes param de vender na primeira oportunidade de uma vaga em empregos tradicionais. Felizmente, existem aqueles bem sucedidos que trabalham de forma a atingir suas metas e só passam ao mercado formal de trabalho com excelentes propostas. Estes são capazes de perceber as vantagens deste sistema.
Vantagens como: horário extremamente flexível. Você mesmo determina seu horário de trabalho e quantas horas pretende trabalhar por dia.
O rendimento depende diretamente do seu esforço e produtividade.
Nada de cobranças. Devido à relação diferente dos revendedores com as empresas para as quais eles revendem produtos, a palavra de ordem é motivar e não cobrar. Tanto é verdade que as empresas trabalham, normalmente, sem cotas mínimas de vendas além de oferecerem programas de premiação, treinamento e muitas palestras para manter o pessoas motivado. O profissional bem sucedido em vendas diretas vence a SFC e amplia seu círculo de relacionamentos de forma contínua, assim mantém e até mesmo aumenta o seu volume de vendas. 
              

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